SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21For a Non-Classification of Critical and Post-Critical Pedagogies: Provocative Dialogues with Tomaz Tadeu da SilvaEducation in the Field and Historical-Critical Pedagogy: Elemensts for a Multisite School Curriculum author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

LIMA, Maria Aires de; RODRIGUES, Bruno Alysson Soares  and  COSTA, Frederico Jorge Ferreira. Os Desafios de Pensar um Currículo Contra-Hegemônico na Escola do Campo no Contexto da Implementação da BNCC. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55939.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55939.

Este artigo tem o intuito de apontar alguns dos desafios de efetivação do currículo da escola do campo em uma perspectiva contra-hegemônica no cenário de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com foco no ensino de competências. Como procedimentos metodológicos, utilizou-se a análise qualitativa a partir dos fundamentos do método materialismo histórico, munido de uma revisão sistemática de periódicos científicos na área de educação que versam sobre a relação entre a implementação da BNCC e o currículo do campo no período da data de homologação desta até agosto de 2021. Como resultado da investigação, conclui-se que a construção de um currículo dos povos do campo continua sendo um instrumento contra-hegemônico na luta pelo direito ao saber sistematizado, pela terra e, principalmente, no atendimento às necessidades específicas para a emancipação dos sujeitos do campo.

Keywords : educação do campo; escola do campo; currículo; hegemonia; BNCC.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )