SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The Challenges of Thinking an Counter-Hegemonic Curriculum in Country School in the Context of BNCC ImplementationEarly Childhood Education in the prescribed curricula of Physical Education in-person undergraduate teaching training degree in the state of Tocantins author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BEZERRA NETO, Luiz  and  NUNES, Klívia de Cássia Silva. A Educação no Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica: Elementos para um Currículo Escolar Multisseriado. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e51969.  Epub Aug 15, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51969.

Propõe-se como objetivo discutir o currículo para as classes multisseriadas da educação no campo à luz da pedagogia histórico-crítica, tendo como horizonte a proposição para considerarmos o currículo e o contexto escolar como lócus de acesso aos conhecimentos científicos. Trata-se de um artigo teórico, com abordagem qualitativa, a partir de estudos com referencial marxista, cujos principais interlocutores são os teóricos da pedagogia histórico-crítica. Em nossos estudos, concluímos que não existe uma única forma de pensar em uma proposta curricular para as escolas multisseriadas no campo, mas faz-se necessária uma boa base teórico-metodológica para ser compreendido na apreensão dos fenômenos das múltiplas determinações e relações diversas em prol da formação humana em consonância com a transformação social.

Keywords : educação no campo; classes multisseriadas; pedagogia histórico-crítica; materialismo histórico-dialético; formação humana.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )