SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Los Desafíos de Pensar un Currículo Contrahegemónico en la Escuela de Campo en el Contexto de la Implementación del BNCCLa Educación Infantil en los currículos prescritos de licenciaturas presenciales en Educación Física en el estado de Tocantins índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BEZERRA NETO, Luiz  y  NUNES, Klívia de Cássia Silva. A Educação no Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica: Elementos para um Currículo Escolar Multisseriado. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e51969.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51969.

Propõe-se como objetivo discutir o currículo para as classes multisseriadas da educação no campo à luz da pedagogia histórico-crítica, tendo como horizonte a proposição para considerarmos o currículo e o contexto escolar como lócus de acesso aos conhecimentos científicos. Trata-se de um artigo teórico, com abordagem qualitativa, a partir de estudos com referencial marxista, cujos principais interlocutores são os teóricos da pedagogia histórico-crítica. Em nossos estudos, concluímos que não existe uma única forma de pensar em uma proposta curricular para as escolas multisseriadas no campo, mas faz-se necessária uma boa base teórico-metodológica para ser compreendido na apreensão dos fenômenos das múltiplas determinações e relações diversas em prol da formação humana em consonância com a transformação social.

Palabras clave : educação no campo; classes multisseriadas; pedagogia histórico-crítica; materialismo histórico-dialético; formação humana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )