SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21A Educação no Campo e a Pedagogia Histórico-Crítica: Elementos para um Currículo Escolar MultisseriadoO Espectro TPACK na Interação de Cursos Superiores a Distância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

VARAO, Hava Dias; BARCELOS, Marciel; MELLO, André da Silva  e  MARTINS, Rodrigo Lema Del Rio. A Educação Infantil nos currículos prescritos de licenciaturas presenciais de Educação Física no estado do Tocantins. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55060.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55060.

Neste artigo, analisam-se os currículos de licenciatura em Educação Física na modalidade presencial das Instituições de Ensino Superior públicas e privadas do estado do Tocantins, a partir das ementas e das bibliografias de disciplinas relacionadas à Educação Infantil. Trata-se, assim, de uma pesquisa documental. Adotou-se o software Iramuteq para o tratamento dos dados, a partir dos recursos Nuvem de Palavras e Análise de Similitudes, que foram examinados em diálogo com os documentos legais-pedagógicos da Educação Infantil e com autores que discutem a relação da Educação Física com base na Sociologia da Infância. Os resultados apontam que a formação caminha na direção de uma docência diretiva, centrada na figura do professor, em que o foco dos processos de ensino-aprendizagem reside na dimensão físico-motora das crianças, afastando-se da perspectiva defendida na literatura e nos documentos oficiais.

Palavras-chave : formação inicial; ementas; bibliografias; infâncias.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )