SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21La Educación Infantil en los currículos prescritos de licenciaturas presenciales en Educación Física en el estado de TocantinsDesafíos para reinventar la formación de profesores universitarios para el siglo XXI índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

ESCALIANTE, Lucas Caniati; GARBIN, Mônica Cristina; SANTOS, Rafael Alberto Alves dos  y  MARQUES, Daniel Ballester. O Espectro TPACK na Interação de Cursos Superiores a Distância. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55515.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55515.

Na educação a distância, a mediação pedagógica ocorre por meio de diversas tecnologias. Nesse contexto, as lives apresentam-se como um recurso que possibilita a melhor simulação de uma situação dialógica semelhante à da sala de aula. Com base na experiência da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, este trabalho propõe compreender a relação entre a expectativa dos alunos com as ofertas das lives e as estratégias dos facilitadores para tornar essa ferramenta relevante no processo de aprendizagem. A partir dos dados obtidos analisados quantitativamente, notou-se a necessidade da combinação de práticas, ação pedagógica e uso das tecnologias mais adequadas considerando o conteúdo e o conhecimento que se quer construir, corroborando a adoção do paradigma TPACK.

Palabras clave : ensino superior; educação a distância; webconferência; TPACK.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )