SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21A Educação Infantil nos currículos prescritos de licenciaturas presenciais de Educação Física no estado do TocantinsDesafios para reinventar a formação dos docentes universitários para o século XXI índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

ESCALIANTE, Lucas Caniati; GARBIN, Mônica Cristina; SANTOS, Rafael Alberto Alves dos  e  MARQUES, Daniel Ballester. O Espectro TPACK na Interação de Cursos Superiores a Distância. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55515.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55515.

Na educação a distância, a mediação pedagógica ocorre por meio de diversas tecnologias. Nesse contexto, as lives apresentam-se como um recurso que possibilita a melhor simulação de uma situação dialógica semelhante à da sala de aula. Com base na experiência da Universidade Virtual do Estado de São Paulo, este trabalho propõe compreender a relação entre a expectativa dos alunos com as ofertas das lives e as estratégias dos facilitadores para tornar essa ferramenta relevante no processo de aprendizagem. A partir dos dados obtidos analisados quantitativamente, notou-se a necessidade da combinação de práticas, ação pedagógica e uso das tecnologias mais adequadas considerando o conteúdo e o conhecimento que se quer construir, corroborando a adoção do paradigma TPACK.

Palavras-chave : ensino superior; educação a distância; webconferência; TPACK.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )