SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21O Espectro TPACK na Interação de Cursos Superiores a DistânciaAs trajetórias escolares de sujeitos LGBTQIA+ amazônidas: possibilidades críticas para a formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MASETTO, Marcos T.. Desafios para reinventar a formação dos docentes universitários para o século XXI. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55946.  Epub 15-Ago-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55946.

Com o objetivo de refletir sobre os desafios para a formação de docentes universitários neste século, chamaram nossa atenção programas alternativos desta formação, organizados a partir de paradigmas curriculares inovadores para atender às necessidades da sociedade contemporânea. Este artigo se propõe resgatar alguns destes projetos curriculares e analisar seus programas de formação de professores, que poderão nos apresentar pistas para a reinvenção da formação de docentes universitários para o século XXI. A metodologia de pesquisa se pauta por uma abordagem qualitativa, porquanto buscamos nestes projetos sua intencionalidade, contextualização, o significado de novas atitudes e relacionamentos entre os sujeitos desse currículo (professor e aluno). Realiza -se através de análise bibliográfica e documental, de quatro diferentes projetos curriculares inovadores.

Palavras-chave : sociedade do conhecimento; currículos inovadores; docência no ensino superior; formação de docentes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )