Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Revista e-Curriculum
versão On-line ISSN 1809-3876
Resumo
ESPERANCA, Angelo Cabral; SILVA, Iolete Ribeiro da e GOMES, Fábio Alves. As trajetórias escolares de sujeitos LGBTQIA+ amazônidas: possibilidades críticas para a formação de professores. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e58972. Epub 15-Ago-2023. ISSN 1809-3876. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e58972.
O artigo explicita, a partir das narrativas de trajetórias escolares e educacionais de sujeitos LGBTQIA+ amazônidas, as possibilidades críticas de formação de professores. Vinte e dois sujeitos LGBTQIA+ participaram da pesquisa, por meio de entrevista semiestruturada. A pesquisa é empírica, de abordagem qualitativa. O materialismo histórico-dialético e a psicologia sócio-histórica constituem os pressupostos teórico-metodológicos. As informações produzidas possibilitaram a elaboração de núcleos temáticos, examinados por meio da análise do discurso. Conclui-se que se faz necessária uma formação de professores inicial e continuada, que se constitua em uma escuta sensível dos (as) discentes como princípio inalienável na afirmação dos direitos humanos, isto é, no combate à LGBTQIA+fobia e na promoção da emancipação política e humana dos sujeitos da diversidade.
Palavras-chave : narrativas; LGBTQIA+; formação de professores; Amazonas.