SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21As trajetórias escolares de sujeitos LGBTQIA+ amazônidas: possibilidades críticas para a formação de professoresFormação Continuada em Tempos de Isolamento Social: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

RAIC, Daniele Farias Freire. O Currículo e a Produção de Rostidade:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e50297.  Epub 16-Out-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e50297.

O objetivo deste trabalho é discutir os efeitos das afecções da pandemia nas práticas curriculares, seja na educação básica, seja na educação superior. Busca aproximar-se dos movimentos de desterritorializações e reterritorializações curriculares decorrentes da pandemia da Covid-19. Está amparado pela esquizoanálise e utiliza-se da bricolagem metodológica, recorrendo a diferentes dispositivos, discursivos e não discursivos, considerados em suas tramas. O estudo está situado no estado da Bahia e apoia-se na filosofia da diferença para produzir novos sentidos e significados à educação e ao currículo. Entende o currículo como linguagem que opera maquinicamente no processo de rostificação, que significa e subjetiva os modos de existir, captura o desejo e separa o corpo da potência de agir. Em contraponto, propõe aberturas curriculares que favoreçam a produção desejante e que aumentem a potência de agir do sujeito.

Palavras-chave : currículo; processos de rostificação; afecções; desterritorializações; reterritorializações.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )