SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Formación Continuada en Tiempos de Aislamiento Social:Practicando la Humanización: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SOUZA, Dariany Andrade de  y  BORGES, Heloísa da Silva. Programa Ciência na Escola (PCE):. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54372.  Epub 16-Oct-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54372.

A iniciação científica tem seu papel transformador à medida que introduz no cotidiano escolar o fazer científico. Diante disto, este artigo questiona de que maneira a realidade educacional amazônica é contemplada com a perspectiva do ensino com pesquisa. Assim, o objetivo deste artigo é evidenciar a implementação e abrangência do Programa Ciência na Escola (PCE) e a difusão da iniciação científica nas escolas públicas do Amazonas. Para tanto, utilizou-se das pesquisas bibliográficas, ancoradas nos pensamentos de Demo; Pereira; Lüdke; Gonzaga, entre outros; e documental, através de editais e resultados de seleções publicados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam). O programa desafia os limites amazônicos, chegando às escolas e realidades mais longínquas para despertar e estabelecer a vocação científica nas mais diversas áreas de conhecimento.

Palabras clave : ensino com pesquisa; cientificidade; educação básica; Amazonas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )