SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Programa Ciencia en la Escuela (PCE):Profesora Colorida en el Currículo de Arco Iris: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MANSO, Maria Elisa Gonzalez. Praticando Humanização:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54481.  Epub 16-Oct-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54481.

O propósito desta pesquisa é apresentar como os graduandos de um curso de medicina de um Centro Universitário localizado na cidade de São Paulo, SP, vivenciaram a coleta de narrativas de adoecimento de pessoas portadoras de doenças crônicas e qual o impacto causado por essa vivência. É uma pesquisa qualitativa desenvolvida durante os anos de 2018 e 2019, cujo corpus foi composto por transcrições de diários de campo e rodas de conversa de acolhimento. Observou-se que os alunos ressaltam aspectos apreendidos aos quais não teriam acesso seguindo apenas o roteiro da anamnese, marcada por interrupções e direcionamentos para a doença, procedimento tido por eles como normal. A influência do currículo oculto ficou clara, mas a coleta de narrativas proporcionou para esses alunos um momento de vivência de empatia e escuta ativa, mobilizando afetos e emoções.

Palabras clave : currículo; educação superior; narrativas pessoais; empatia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )