SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Programa Ciência na Escola (PCE):Professora Colorida no Currículo Arco-Íris: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MANSO, Maria Elisa Gonzalez. Praticando Humanização:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54481.  Epub 16-Out-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54481.

O propósito desta pesquisa é apresentar como os graduandos de um curso de medicina de um Centro Universitário localizado na cidade de São Paulo, SP, vivenciaram a coleta de narrativas de adoecimento de pessoas portadoras de doenças crônicas e qual o impacto causado por essa vivência. É uma pesquisa qualitativa desenvolvida durante os anos de 2018 e 2019, cujo corpus foi composto por transcrições de diários de campo e rodas de conversa de acolhimento. Observou-se que os alunos ressaltam aspectos apreendidos aos quais não teriam acesso seguindo apenas o roteiro da anamnese, marcada por interrupções e direcionamentos para a doença, procedimento tido por eles como normal. A influência do currículo oculto ficou clara, mas a coleta de narrativas proporcionou para esses alunos um momento de vivência de empatia e escuta ativa, mobilizando afetos e emoções.

Palavras-chave : currículo; educação superior; narrativas pessoais; empatia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )