SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Practicando la Humanización:Reflexiones sobre la Asignatura Libras en la Modalidad Remota: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MYRRHA, Paula  y  SALES, Shirlei. Professora Colorida no Currículo Arco-Íris:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54859.  Epub 16-Oct-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54859.

Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa que buscou compreender os efeitos da ofensiva antigênero na produção de subjetividades docentes de uma escola de Educação Infantil. O referencial teórico compõe-se de formulações de Judith Butler, Michel Foucault e do campo pós-crítico de currículo. A metodologia utilizada foi a análise do discurso de inspiração foucaultiana em articulação com entrevistas semiestruturadas. Aqui, discorremos sobre o tipo de docente produzido pelo currículo arco-íris e argumentamos que nele a subjetividade docente colorida é produzida, cujas marcas são: a permissão da liberdade das crianças em seus modos de viver o gênero, a desestabilização das normas de gênero e o combate às desigualdades de gênero. A produção dessa subjetividade se dá por meio da prescrição dos saberes gênero é uma construção pessoal e gênero é uma construção social e histórica.

Palabras clave : currículo arco-íris; ofensiva antigênero; subjetividade docente; educação infantil.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )