SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Praticando Humanização:Reflexões sobre a Disciplina Libras na Modalidade EaD: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MYRRHA, Paula  e  SALES, Shirlei. Professora Colorida no Currículo Arco-Íris:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54859.  Epub 16-Out-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54859.

Este artigo traz parte dos resultados de uma pesquisa que buscou compreender os efeitos da ofensiva antigênero na produção de subjetividades docentes de uma escola de Educação Infantil. O referencial teórico compõe-se de formulações de Judith Butler, Michel Foucault e do campo pós-crítico de currículo. A metodologia utilizada foi a análise do discurso de inspiração foucaultiana em articulação com entrevistas semiestruturadas. Aqui, discorremos sobre o tipo de docente produzido pelo currículo arco-íris e argumentamos que nele a subjetividade docente colorida é produzida, cujas marcas são: a permissão da liberdade das crianças em seus modos de viver o gênero, a desestabilização das normas de gênero e o combate às desigualdades de gênero. A produção dessa subjetividade se dá por meio da prescrição dos saberes gênero é uma construção pessoal e gênero é uma construção social e histórica.

Palavras-chave : currículo arco-íris; ofensiva antigênero; subjetividade docente; educação infantil.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )