SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Profesora Colorida en el Currículo de Arco Iris:La Formación de Docentes que Trabajan en la Disciplina Proyecto de Vida del Nuevo Currículum Escuela Secundaria en São Luís - MA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

PIMENTEL-SOUZA, Margarida Maria  y  LUSTOSA, Francisca Geny. Reflexões sobre a Disciplina Libras na Modalidade EaD:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54895.  Epub 16-Oct-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54895.

Esse texto reflete acerca da disciplina de Libras, socializando a análise a respeito de experiências da implementação em EaD em uma IES. Tomamos por referencial os estudos de Quadros e Karnopp (2004), Quadros e Schimiedt (2006), Landim (1997) Sacks (1998), documentos legais e aspectos históricos. Metodologicamente, constituímos uma narrativa com base em notas etnográficas de diário de bordo, examinando objetivos referendados, metas, concepções e intenções pedagógicas materializadas. Resultados revelam ausência de diretrizes pedagógicas e dificuldades particulares ao próprio Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), além da necessidade de agregar outros recursos/estratégias como videoaulas e Sinalários, atividades práticas e avaliações gravadas em vídeos e posts no uso da Libras, bem como a mobilização de um curso de formação de tutores, em razão das especificidades de conhecimentos sobre estudos da surdez, domínio de uma língua específica e seu ensino.

Palabras clave : ensino de libras; graduação; formação de professores; EaD.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )