SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Reflexões sobre a Disciplina Libras na Modalidade EaD:Aspectos do pensamento de Andrew Feenberg à luz da fenomenologia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SANTANA, Izamoema de; SANTOS, Flavya Soraya Mendes Machado dos  e  SANTOS, Maria José Albuquerque. A Formação de Professores(as) que Atuam na Disciplina Projeto de Vida do Novo Currículo do Ensino Médio em São Luís - MA. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e57088.  Epub 16-Out-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e57088.

Este estudo tem por objetivo investigar a relação entre a formação docente e a prática dos(as) professores(as) que atuam com a disciplina Projeto de Vida que faz parte do novo currículo do Ensino Médio no Maranhão. Para tanto, embasa-se em um referencial teórico sobre a Formação Docente, por meio de autores como Imbernón (2011), Pimenta (1997), Tardif (2014), entre outros. Trata-se de uma pesquisa de campo, quali-quantitativa e exploratória, realizada mediante um formulário on-line (Google Forms), cujos resultados indicam que há uma grande variedade na formação inicial dos docentes que atuam na disciplina e demostram que os(as) participantes se dividem entre os(as) que veem contribuições positivas oriundas de sua formação e os(as) que não encontraram relação entre a disciplina Projeto de Vida e sua formação, baseando sua prática na experiência.

Palavras-chave : formação de professores; projeto de vida; novo Ensino Médio.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )