SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The Training of Teachers who Work in the Life Project Discipline of the New High School Curriculum in São Luís - MAThe contributions of the epistemology of practice to research at ANPEd on teacher education in the past 10 years author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BRASAO, Mauricio dos Reis. Aspectos do pensamento de Andrew Feenberg à luz da fenomenologia. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e51420.  Epub Nov 15, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51420.

O presente trabalho objetiva compreender aspectos do pensamento feenberguiano no contexto em que as tecnologias fazem parte dos processos formativos e produtivos, além de delinearem a existência humana. A pesquisa possui natureza teórica, com abordagem qualitativa e fundamentação fenomenológica, baseada nas contribuições de Bicudo (2011), cujo recorte teórico perpassa as obras de Feenberg (2004; 2010; 2017), Heidegger (1959; 2002; 2007) e Marcuse (1973; 1999; 2001). Diante dos referenciais abordados e apesar de a filosofia da tecnologia apresentar um longo trajeto desde Heidegger e Marcuse, os resultados apontam que Feenberg elabora uma teoria própria, capaz de responder às especificidades inseridas na situação histórica em que as pessoas se encontram atualmente.

Keywords : Andrew Feenberg; Herbert Marcuse; Martin Heidegger; educação e tecnologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )