SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21A Formação de Professores(as) que Atuam na Disciplina Projeto de Vida do Novo Currículo do Ensino Médio em São Luís - MAAs contribuições da epistemologia da prática para a pesquisa na ANPEd sobre formação de professores nos últimos 10 anos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

BRASAO, Mauricio dos Reis. Aspectos do pensamento de Andrew Feenberg à luz da fenomenologia. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e51420.  Epub 15-Nov-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51420.

O presente trabalho objetiva compreender aspectos do pensamento feenberguiano no contexto em que as tecnologias fazem parte dos processos formativos e produtivos, além de delinearem a existência humana. A pesquisa possui natureza teórica, com abordagem qualitativa e fundamentação fenomenológica, baseada nas contribuições de Bicudo (2011), cujo recorte teórico perpassa as obras de Feenberg (2004; 2010; 2017), Heidegger (1959; 2002; 2007) e Marcuse (1973; 1999; 2001). Diante dos referenciais abordados e apesar de a filosofia da tecnologia apresentar um longo trajeto desde Heidegger e Marcuse, os resultados apontam que Feenberg elabora uma teoria própria, capaz de responder às especificidades inseridas na situação histórica em que as pessoas se encontram atualmente.

Palavras-chave : Andrew Feenberg; Herbert Marcuse; Martin Heidegger; educação e tecnologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )