SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Aspectos del pensamiento de Andrew Feenberg a la luz de la fenomenologíaFormación inicial para profesores de biología en Alagoas: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BORGES, Adilson de Souza  y  DELGADO, Ana Cristina Coll. As contribuições da epistemologia da prática para a pesquisa na ANPEd sobre formação de professores nos últimos 10 anos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e51753.  Epub 15-Dic-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51753.

Este estudo teve o objetivo de compreender quais são as contribuições da epistemologia da prática profissional de Maurice Tardif para a pesquisa na ANPEd sobre formação docente presentes em pesquisas publicadas nos últimos 10 anos. Para tanto, por meio da abordagem qualitativa (Bogdan; Biklen, 1994) realizamos em primeiro momento uma discussão relacionada a pesquisa sobre formação docente no Brasil. Em seguida, apresentamos as perspectivas teóricas e metodológicas decorrentes da epistemologia da prática profissional. Por fim, com base na análise de conteúdo (Bardin, 1977), expomos o processo de constituição e análise do material empírico. Os resultados apontaram que a epistemologia da prática profissional tem contribuições significativas para a pesquisa sobre formação docente, especialmente quando se trata de estudos com foco nos saberes docentes e trabalho docente, na construção da identidade profissional, na profissionalização e profissão docente etc.

Palabras clave : formação docente; Maurice Tardif; epistemologia da prática profissional; saberes docentes; ANPEd.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )