SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21The contributions of the epistemology of practice to research at ANPEd on teacher education in the past 10 yearsConfluence of the unitary school with the historical-critical pedagogy: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SANTOS, Valdilene Canazart dos  and  BARROS, Rubens Pesssoa de. Formação inicial de professores de biologia em Alagoas:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54752.  Epub Dec 15, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54752.

A educação tem um importante papel na superação do racismo latente no Brasil. Contudo, elaborar um currículo que apresente uma ruptura com as relações de poder vigentes na sociedade e trabalhe a educação das relações étnico-raciais é um desafio. Esta pesquisa buscou explorar os avanços alcançados quanto à inserção da temática étnico-racial nos currículos dos cursos de formação inicial de professores de Ciências ofertados em instituições de ensino superior públicas, localizadas em Alagoas. Na fundamentação teórica, aspectos relacionados à educação e relações étnico-raciais foram abordados, assim como as teorias curriculares e as formas de inserção da temática racial no ensino de Ciências. A metodologia utilizada foi baseada na análise de conteúdo. Observou-se que os currículos analisados abordavam de forma incipiente e fragmentada as questões étnico-raciais.

Keywords : formação docente; biologia; relações étnico-raciais; currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )