SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Las contribuciones de la epistemología de la práctica para la investigación en la ANPEd acerca de la formación de profesores en los últimos 10 añosConfluencia de la escuela unitaria con la pedagogía histórico-crítica: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SANTOS, Valdilene Canazart dos  y  BARROS, Rubens Pesssoa de. Formação inicial de professores de biologia em Alagoas:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54752.  Epub 15-Dic-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54752.

A educação tem um importante papel na superação do racismo latente no Brasil. Contudo, elaborar um currículo que apresente uma ruptura com as relações de poder vigentes na sociedade e trabalhe a educação das relações étnico-raciais é um desafio. Esta pesquisa buscou explorar os avanços alcançados quanto à inserção da temática étnico-racial nos currículos dos cursos de formação inicial de professores de Ciências ofertados em instituições de ensino superior públicas, localizadas em Alagoas. Na fundamentação teórica, aspectos relacionados à educação e relações étnico-raciais foram abordados, assim como as teorias curriculares e as formas de inserção da temática racial no ensino de Ciências. A metodologia utilizada foi baseada na análise de conteúdo. Observou-se que os currículos analisados abordavam de forma incipiente e fragmentada as questões étnico-raciais.

Palabras clave : formação docente; biologia; relações étnico-raciais; currículo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )