SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Initial formation for biology teachers in Alagoas:The spaces, times and agents implied in the supevised school placement in physical education teacher training author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MORI, Juliana Sampaio; AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de  and  COSTA, Rafael Fernando da. Confluência da escola unitária com a pedagogia histórico-crítica:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55882.  Epub Dec 15, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55882.

Este artigo busca identificar a confluência da concepção de escola de Gramsci com a pedagogia histórico-crítica de Saviani, sendo ambas de base filosófica marxista, destacando a importância de se pensar a educação para a transformação social. Apresentamos as contribuições de Gramsci na área da educação, em específico a formulação do conceito de escola unitária e a importância do professor dentro dessa perspectiva. Embora exista a identificação de uma inspiração da escola unitária gramsciana na concepção da pedagogia histórico-crítica, Saviani teve contato com as ideias de Gramsci apenas ao longo do percurso de elaboração de sua teoria pedagógica, a qual ainda se encontra em processo de desenvolvimento, com ênfase em uma construção coletiva. Os resultados apontam para a importância de se pensar uma educação que promova a superação da desigualdade social e a valorização dos profissionais da educação. A teoria de Saviani, nesse sentido, tem o mérito de proporcionar uma visão crítica da educação, com uma vertente emancipadora.

Keywords : escola unitária; pedagogia histórico-crítica; educação e revolução; transformação social; profissionais da educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )