SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Formación inicial para profesores de biología en Alagoas:Los espacios, tiempos y agentes implícitos en las prácticas supervisadas de la formación de profesores en educación física índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

MORI, Juliana Sampaio; AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de  y  COSTA, Rafael Fernando da. Confluência da escola unitária com a pedagogia histórico-crítica:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55882.  Epub 15-Dic-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55882.

Este artigo busca identificar a confluência da concepção de escola de Gramsci com a pedagogia histórico-crítica de Saviani, sendo ambas de base filosófica marxista, destacando a importância de se pensar a educação para a transformação social. Apresentamos as contribuições de Gramsci na área da educação, em específico a formulação do conceito de escola unitária e a importância do professor dentro dessa perspectiva. Embora exista a identificação de uma inspiração da escola unitária gramsciana na concepção da pedagogia histórico-crítica, Saviani teve contato com as ideias de Gramsci apenas ao longo do percurso de elaboração de sua teoria pedagógica, a qual ainda se encontra em processo de desenvolvimento, com ênfase em uma construção coletiva. Os resultados apontam para a importância de se pensar uma educação que promova a superação da desigualdade social e a valorização dos profissionais da educação. A teoria de Saviani, nesse sentido, tem o mérito de proporcionar uma visão crítica da educação, com uma vertente emancipadora.

Palabras clave : escola unitária; pedagogia histórico-crítica; educação e revolução; transformação social; profissionais da educação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )