SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Formação inicial de professores de biologia em Alagoas:Os espaços, tempos e agentes implicados nos estágios na formação inicial de professores em educação física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MORI, Juliana Sampaio; AZEVEDO, Heloisa Helena Oliveira de  e  COSTA, Rafael Fernando da. Confluência da escola unitária com a pedagogia histórico-crítica:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e55882.  Epub 15-Dez-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e55882.

Este artigo busca identificar a confluência da concepção de escola de Gramsci com a pedagogia histórico-crítica de Saviani, sendo ambas de base filosófica marxista, destacando a importância de se pensar a educação para a transformação social. Apresentamos as contribuições de Gramsci na área da educação, em específico a formulação do conceito de escola unitária e a importância do professor dentro dessa perspectiva. Embora exista a identificação de uma inspiração da escola unitária gramsciana na concepção da pedagogia histórico-crítica, Saviani teve contato com as ideias de Gramsci apenas ao longo do percurso de elaboração de sua teoria pedagógica, a qual ainda se encontra em processo de desenvolvimento, com ênfase em uma construção coletiva. Os resultados apontam para a importância de se pensar uma educação que promova a superação da desigualdade social e a valorização dos profissionais da educação. A teoria de Saviani, nesse sentido, tem o mérito de proporcionar uma visão crítica da educação, com uma vertente emancipadora.

Palavras-chave : escola unitária; pedagogia histórico-crítica; educação e revolução; transformação social; profissionais da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )