SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Confluence of the unitary school with the historical-critical pedagogy:When the digital game affects relationships: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

VEDOVATTO, Dijnane; SOUZA NETO, Samuel de  and  BENITES, Larissa C.. Os espaços, tempos e agentes implicados nos estágios na formação inicial de professores em educação física. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e56293.  Epub Dec 15, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56293.

O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as modalidades de organização e supervisão dos estágios curriculares supervisionados em Educação Física. Escolheu-se o estudo qualitativo, exploratório, tendo como técnica a análise documental dos projetos pedagógicos de três cursos de licenciatura em Educação Física, com foco nos estágios supervisionados. Os resultados destacam: a aproximação e as parcerias entre Universidades e Escolas - Secretarias Municipais de Educação ou Diretorias de Ensino; adoção crítica de políticas governamentais de incentivo à educação; implementação gradual de estágios e programas de formação para formadores de campo. Concluiu-se que o processo de profissionalização da docência conduz à consolidação de parcerias institucionais e reflexão crítica sobre a política de estágio curricular supervisionado.

Keywords : modelo de formação; estágios; formação de professores; educação física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )