SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Confluência da escola unitária com a pedagogia histórico-crítica:Quando um jogo digital afeta as relações: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

VEDOVATTO, Dijnane; SOUZA NETO, Samuel de  e  BENITES, Larissa C.. Os espaços, tempos e agentes implicados nos estágios na formação inicial de professores em educação física. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e56293.  Epub 15-Dez-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56293.

O objetivo deste trabalho foi identificar e analisar as modalidades de organização e supervisão dos estágios curriculares supervisionados em Educação Física. Escolheu-se o estudo qualitativo, exploratório, tendo como técnica a análise documental dos projetos pedagógicos de três cursos de licenciatura em Educação Física, com foco nos estágios supervisionados. Os resultados destacam: a aproximação e as parcerias entre Universidades e Escolas - Secretarias Municipais de Educação ou Diretorias de Ensino; adoção crítica de políticas governamentais de incentivo à educação; implementação gradual de estágios e programas de formação para formadores de campo. Concluiu-se que o processo de profissionalização da docência conduz à consolidação de parcerias institucionais e reflexão crítica sobre a política de estágio curricular supervisionado.

Palavras-chave : modelo de formação; estágios; formação de professores; educação física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )