SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Os espaços, tempos e agentes implicados nos estágios na formação inicial de professores em educação físicaGênero e justiça curricular: índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

LIMA, Marcio Roberto de. Quando um jogo digital afeta as relações:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e56990.  Epub 15-Dez-2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56990.

O objetivo deste artigo foi mapear associações, ações e desdobramentos da incorporação de um game em aulas de Física com o tema de Eletrostática. Os dados empíricos foram produzidos a partir de observações do processo de ensino-aprendizagem e de contribuições de 93 alunos do Ensino Médio que interagiram com o game AmPets. Esse corpus foi trabalhado no software IraMuTeQ, que processou duas Análises de Similitude, as quais foram interpretadas à luz de fundamentos teóricos e metodológicos da Teoria Ator-Rede e de jogos digitais. Inferiu-se que os agenciamentos disparados pelo AmPets expressaram uma performatividade educativa-formativa que permitiu pensar o game como um mediador que mobiliza professores, alunos, conhecimentos, mídias eletrônicas, entre outros, instaurando uma realidade pedagógica que favoreceu a compreensão situada de um tema de interesse curricular e de suas relações com o mundo.

Palavras-chave : jogo digital; mediação; ensino-aprendizagem; IraMuTeQ; Teoria Ator-Rede.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )