SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Gender and curricular justice:Between letters: author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CUNHA, Maria Amália de Almeida  and  ABRAHAO, Maria Helena Menna Barreto. Significação memorialística em dois tempos. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59528.  Epub Dec 15, 2023. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59528.

Este artigo analisa o processo de escrita de um memorial acadêmico (para fim de promoção na carreira), a partir de um registro em dois tempos. Para tanto, utiliza-se da hermenêutica ricoeuriana, sugerindo recortes entre a identidade-idem (mesmidade) e identidade-ipse (ipseidade). O artigo está estruturado entre o tempo que recobre o significado desta construção narrativa a partir das experiências-recordações da autora do memorial e o tempo que recobre as significações da avaliação, a partir da narrativa de quem o leu e o avaliou. Este esforço de compreensão entre o si e o outro não deixa de estar atravessado pela busca de reconhecimento, refletido em um processo de docimologia entre os pares. É neste jogo de reconhecimento mútuo que escrevemos em dois tempos, sabendo que o indivíduo nada é, enquanto o é para si só.

Keywords : memoriais de formação; escrita autobiográfica; escrita de si.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )