SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21La "apuesta por la Primera Infancia" y el desempeño de la nueva filantropía socialEducación Física en Educación Infantil en la red de enseñanza pública de Grande Vitória/ES: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BARROS, Taiser Tadeu Teixeira; REATEGUI, Eliseo Berni  y  TEIXEIRA, Adriano Canabarro. Apropriação e Mobilização de conhecimento de professores do ensino básico em um curso de formação em pensamento computacional. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e50654.  Epub 26-Feb-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e50654.

O debate sobre a introdução do Pensamento Computacional (PC) em atividades curriculares se intensificou com sua inclusão na Base Nacional Comum Curricular. No entanto, ainda não há diretrizes específicas de como efetivamente integrar o PC ao currículo escolar. Este trabalho teve como objetivo compreender como professores de Matemática e Informática dos anos finais do ensino básico se apropriaram e mobilizaram os conhecimentos de um curso de formação em PC. Foi realizado um estudo quali-quantitativo descritivo com 49 professores, com análise de suas produções e falas. O estudo mostrou que os professores estão cientes da necessidade de trabalhar conceitos do PC com os alunos, apesar da dificuldade de integrar tais conceitos em atividades curriculares. Nos projetos realizados, os melhores resultados foram alcançados quando professores de Matemática e Informática trabalharam em conjunto.

Palabras clave : formação de professores; pensamento computacional; BNCC; análise de conteúdo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )