SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21K-12 teachers’ knowledge Appropriation and Mobilization in a training course in computational thinkingCurriculum and Art in the Pedagogy course of three public higher education institutions in the state of Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SILVA, Ramon Matheus dos Santos e; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; ROCHA, Maria Celeste  and  GEREZ, Alessandra Galve. Educação Física na Educação Infantil na rede pública de ensino da Grande Vitória/ES:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e51117.  Epub Feb 26, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51117.

Este estudo mapeia e analisa as propostas curriculares para a educação infantil em quatro municípios da Grande Vitória/ES. Tem como objetivo compreender os modos pelos quais a Educação Física é interpretada e afirmada nesses documentos. Metodologicamente, a investigação foi guiada pela análise documental. Como resultados, identifica que, além de compartilharem concepções de infância e de educação infantil dos referenciais curriculares de âmbito nacional, os documentos das redes municipais pesquisadas elaboram sínteses e tematizações singulares acerca da Educação Física como componente curricular. Apesar de representarem um avanço no debate sobre o papel da Educação Física na educação infantil, quando comparados com os documentos curriculares nacionais, não há um consenso sobre a forma como isso deve acontecer nas propostas analisadas.

Keywords : educação infantil; propostas curriculares; educação física; redes municipais de ensino.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )