SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Apropiación e Movilización de conocimiento de docentes de educación básica en un curso de formación en pensamiento computacionalCurrículo y Arte en el curso de Pedagogía de tres instituciones públicas de educación superior en el estado de Paraná índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SILVA, Ramon Matheus dos Santos e; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; ROCHA, Maria Celeste  y  GEREZ, Alessandra Galve. Educação Física na Educação Infantil na rede pública de ensino da Grande Vitória/ES:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e51117.  Epub 26-Feb-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51117.

Este estudo mapeia e analisa as propostas curriculares para a educação infantil em quatro municípios da Grande Vitória/ES. Tem como objetivo compreender os modos pelos quais a Educação Física é interpretada e afirmada nesses documentos. Metodologicamente, a investigação foi guiada pela análise documental. Como resultados, identifica que, além de compartilharem concepções de infância e de educação infantil dos referenciais curriculares de âmbito nacional, os documentos das redes municipais pesquisadas elaboram sínteses e tematizações singulares acerca da Educação Física como componente curricular. Apesar de representarem um avanço no debate sobre o papel da Educação Física na educação infantil, quando comparados com os documentos curriculares nacionais, não há um consenso sobre a forma como isso deve acontecer nas propostas analisadas.

Palabras clave : educação infantil; propostas curriculares; educação física; redes municipais de ensino.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )