SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Apropriação e Mobilização de conhecimento de professores do ensino básico em um curso de formação em pensamento computacionalO Currículo e a Arte no curso de Pedagogia de três instituições de ensino superior públicas do estado do Paraná índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SILVA, Ramon Matheus dos Santos e; ALMEIDA, Ueberson Ribeiro; ROCHA, Maria Celeste  e  GEREZ, Alessandra Galve. Educação Física na Educação Infantil na rede pública de ensino da Grande Vitória/ES:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e51117.  Epub 26-Fev-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e51117.

Este estudo mapeia e analisa as propostas curriculares para a educação infantil em quatro municípios da Grande Vitória/ES. Tem como objetivo compreender os modos pelos quais a Educação Física é interpretada e afirmada nesses documentos. Metodologicamente, a investigação foi guiada pela análise documental. Como resultados, identifica que, além de compartilharem concepções de infância e de educação infantil dos referenciais curriculares de âmbito nacional, os documentos das redes municipais pesquisadas elaboram sínteses e tematizações singulares acerca da Educação Física como componente curricular. Apesar de representarem um avanço no debate sobre o papel da Educação Física na educação infantil, quando comparados com os documentos curriculares nacionais, não há um consenso sobre a forma como isso deve acontecer nas propostas analisadas.

Palavras-chave : educação infantil; propostas curriculares; educação física; redes municipais de ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )