SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Physical Education in Child Education in the public teaching network of Grande Vitória/ES:Curriculum, memory and historical awareness in the formation of the subject according to the Common National Curriculum Base author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BULATY, Andréia  and  NUNES, Ana Luiza Ruschel. O Currículo e a Arte no curso de Pedagogia de três instituições de ensino superior públicas do estado do Paraná. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e52204.  Epub Feb 26, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e52204.

O objetivo da pesquisa foi investigar o currículo de três cursos de licenciatura em Pedagogia das instituições de ensino superior públicas do Estado do Paraná sobre a inserção no currículo da disciplina de Arte, partindo do princípio de que pode haver cursos sem a oferta de Arte na formação do pedagogo. A questão norteadora se embasou em saber como as ementas curriculares das instituições de ensino superior públicas paranaenses inserem no currículo do curso de Pedagogia a Arte? Adotou-se a pesquisa qualitativa, com estudo documental dos currículos de três cursos de Pedagogia. A seleção dos cursos para comporem esta pesquisa ocorreu mediante a atualização entre os anos de 2017 e 2018 dos currículos. É um estudo com base epistemológica na Teoria Crítica, considerando que a Arte encontra espaço em uma disciplina específica no currículo de Pedagogia, com conhecimentos tênues, levando a formação para a polivalência em Arte.

Keywords : arte; currículo; pedagogia; formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )