SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Educación Física en Educación Infantil en la red de enseñanza pública de Grande Vitória/ES:Currículo, memoria y conciencia histórica en la formación del sujeto según la Base Nacional Común Curricular índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BULATY, Andréia  y  NUNES, Ana Luiza Ruschel. O Currículo e a Arte no curso de Pedagogia de três instituições de ensino superior públicas do estado do Paraná. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e52204.  Epub 26-Feb-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e52204.

O objetivo da pesquisa foi investigar o currículo de três cursos de licenciatura em Pedagogia das instituições de ensino superior públicas do Estado do Paraná sobre a inserção no currículo da disciplina de Arte, partindo do princípio de que pode haver cursos sem a oferta de Arte na formação do pedagogo. A questão norteadora se embasou em saber como as ementas curriculares das instituições de ensino superior públicas paranaenses inserem no currículo do curso de Pedagogia a Arte? Adotou-se a pesquisa qualitativa, com estudo documental dos currículos de três cursos de Pedagogia. A seleção dos cursos para comporem esta pesquisa ocorreu mediante a atualização entre os anos de 2017 e 2018 dos currículos. É um estudo com base epistemológica na Teoria Crítica, considerando que a Arte encontra espaço em uma disciplina específica no currículo de Pedagogia, com conhecimentos tênues, levando a formação para a polivalência em Arte.

Palabras clave : arte; currículo; pedagogia; formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )