SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Educação Física na Educação Infantil na rede pública de ensino da Grande Vitória/ES:Currículo, memória e consciência histórica na formação do sujeito segundo a Base Nacional Comum Curricular índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

BULATY, Andréia  e  NUNES, Ana Luiza Ruschel. O Currículo e a Arte no curso de Pedagogia de três instituições de ensino superior públicas do estado do Paraná. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e52204.  Epub 26-Fev-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e52204.

O objetivo da pesquisa foi investigar o currículo de três cursos de licenciatura em Pedagogia das instituições de ensino superior públicas do Estado do Paraná sobre a inserção no currículo da disciplina de Arte, partindo do princípio de que pode haver cursos sem a oferta de Arte na formação do pedagogo. A questão norteadora se embasou em saber como as ementas curriculares das instituições de ensino superior públicas paranaenses inserem no currículo do curso de Pedagogia a Arte? Adotou-se a pesquisa qualitativa, com estudo documental dos currículos de três cursos de Pedagogia. A seleção dos cursos para comporem esta pesquisa ocorreu mediante a atualização entre os anos de 2017 e 2018 dos currículos. É um estudo com base epistemológica na Teoria Crítica, considerando que a Arte encontra espaço em uma disciplina específica no currículo de Pedagogia, com conhecimentos tênues, levando a formação para a polivalência em Arte.

Palavras-chave : arte; currículo; pedagogia; formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )