SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Curriculum and Art in the Pedagogy course of three public higher education institutions in the state of ParanáMeanings of Philosophy teaching in the Curriculum of High School in the production of journals of the area in the period 2009-2019 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

BALIEIRO, Luan Tarlau; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de  and  OLIVEIRA, Terezinha. Currículo, memória e consciência histórica na formação do sujeito segundo a Base Nacional Comum Curricular. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e53489.  Epub Feb 26, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e53489.

Neste artigo, objetivamos realizar uma reflexão a respeito da constituição de sujeito norteada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focalizando questões as quais nos permitem analisar os conceitos de currículo, memória e história, com base nas teorias críticas de Le Goff (1990), Silva (1998), Libâneo (2012), Martins (2019), dentre outros autores. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica e estudo documental. Nosso questionamento principal é: em que medida a constituição de sujeito promulgada pela BNCC converge, verdadeiramente, com uma formação emancipatória e reflexiva? A nosso ver, os conceitos ora apresentados são fundamentais para a formação de um sujeito situado historicamente no seu tempo, portanto, um cidadão.

Keywords : Base Nacional comum curricular; sujeito; memória; história.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )