SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Currículo y Arte en el curso de Pedagogía de tres instituciones públicas de educación superior en el estado de ParanáSignificados de la enseñanza de Filosofía en el Currículo de la Escuela Secundaria en la producción de revistas de la zona en el periodo 2009-2019 índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

BALIEIRO, Luan Tarlau; AZEVEDO, Mário Luiz Neves de  y  OLIVEIRA, Terezinha. Currículo, memória e consciência histórica na formação do sujeito segundo a Base Nacional Comum Curricular. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e53489.  Epub 26-Feb-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e53489.

Neste artigo, objetivamos realizar uma reflexão a respeito da constituição de sujeito norteada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), focalizando questões as quais nos permitem analisar os conceitos de currículo, memória e história, com base nas teorias críticas de Le Goff (1990), Silva (1998), Libâneo (2012), Martins (2019), dentre outros autores. Metodologicamente, optamos por uma abordagem qualitativa por meio de revisão bibliográfica e estudo documental. Nosso questionamento principal é: em que medida a constituição de sujeito promulgada pela BNCC converge, verdadeiramente, com uma formação emancipatória e reflexiva? A nosso ver, os conceitos ora apresentados são fundamentais para a formação de um sujeito situado historicamente no seu tempo, portanto, um cidadão.

Palabras clave : Base Nacional comum curricular; sujeito; memória; história.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )