SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Curriculum, memory and historical awareness in the formation of the subject according to the Common National Curriculum BaseCurricular environmentalization in the training of receptive tourism professionals author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

CHAVES, Kleber Santos  and  EUGENIO, Benedito Gonçalves. Significações de ensino de Filosofia no Currículo do Ensino Médio na produção de periódicos da área no período 2009-2019. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54028.  Epub Feb 26, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54028.

O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, de metodologia qualitativa e de recorte bibliográfico, cujo título é Sentidos de ensino de filosofia no currículo para o ensino médio no período de 2009 a 2019, que objetivou revisar a produção da comunidade acadêmica do campo de ensino de filosofia nas obras e periódicos especializados no tema. Perseguimos os objetivos no recorte temporal, partindo da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, articulada ao emprego metodológico do contexto da produção de texto dos ciclos de política de Stephen Ball. A articulação dos elementos mencionados permitiu-nos concluir que persiste um antagonismo desse grupo com os discursos da comunidade filosófica e de outros momentos hegemônicos da realidade que dificulta a afirmação filosófica desse ensino no nível médio.

Keywords : filosofia; ensino de filosofia; currículo; ensino médio; teoria do discurso.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )