SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Currículo, memória e consciência histórica na formação do sujeito segundo a Base Nacional Comum CurricularAmbientalização curricular na formação de profissionais do turismo receptivo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

CHAVES, Kleber Santos  e  EUGENIO, Benedito Gonçalves. Significações de ensino de Filosofia no Currículo do Ensino Médio na produção de periódicos da área no período 2009-2019. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e54028.  Epub 26-Fev-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e54028.

O presente artigo apresenta parte dos resultados de uma pesquisa de mestrado, de metodologia qualitativa e de recorte bibliográfico, cujo título é Sentidos de ensino de filosofia no currículo para o ensino médio no período de 2009 a 2019, que objetivou revisar a produção da comunidade acadêmica do campo de ensino de filosofia nas obras e periódicos especializados no tema. Perseguimos os objetivos no recorte temporal, partindo da Teoria do Discurso de Ernesto Laclau e Chantal Mouffe, articulada ao emprego metodológico do contexto da produção de texto dos ciclos de política de Stephen Ball. A articulação dos elementos mencionados permitiu-nos concluir que persiste um antagonismo desse grupo com os discursos da comunidade filosófica e de outros momentos hegemônicos da realidade que dificulta a afirmação filosófica desse ensino no nível médio.

Palavras-chave : filosofia; ensino de filosofia; currículo; ensino médio; teoria do discurso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )