SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Possible effects of Covid-19 on the pedagogical practices of Basic Education teachersThe use of active digital games (AVGs) for the development of children's motor skills in the school context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

SANTOS, André Felipe Costa; SANTOS, Priscila Costa  and  SOUSA, Clarilza Prado de. Cultura da Paz:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e56456.  Epub Feb 26, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56456.

Este ensaio objetivou refletir sobre os desafios sociais tensionados e impostos pela pandemia da Covid-19, levando em conta a possibilidade de desenvolvimento da Cultura da Paz nos contextos educacionais. Articulando o aporte psicossocial da Teoria das Representações Sociais - de Serge Moscovici - com as Pesquisas para a Paz - de Johan Galtung -, o ensaio foi dividido em três momentos: inicialmente, são apresentados os pressupostos sociais, legais e teóricos para o estudo e desenvolvimento processual da Cultura da Paz no contexto pandêmico na educação; seguidamente, é apontado um conjunto de violências intensificadas pela pandemia que hoje remodelam o universo escolar e dificultam o desenvolvimento da Cultura da Paz; por fim, apoiando-nos na Teoria das Representações Sociais, são expostos possíveis caminhos teóricos para o desenvolvimento da Cultura da Paz em nossa conjuntura educacional. Concluiu-se que durante a pandemia o Estado atuou em prol da dilapidação dos direitos sociais e que desenvolver a Cultura da Paz deve passar pela análise das contradições do pensamento social.

Keywords : cultura da paz; pandemia; representações sociais; escola; violências.

        · abstract in English | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )