SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Posibles efectos del Covid-19 en las prácticas pedagógicas de los docentes de Educación BásicaEl uso de video juegos activos para el desarrollo de las habilidades motoras de los niños en el contexto escolar índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

SANTOS, André Felipe Costa; SANTOS, Priscila Costa  y  SOUSA, Clarilza Prado de. Cultura da Paz:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e56456.  Epub 26-Feb-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e56456.

Este ensaio objetivou refletir sobre os desafios sociais tensionados e impostos pela pandemia da Covid-19, levando em conta a possibilidade de desenvolvimento da Cultura da Paz nos contextos educacionais. Articulando o aporte psicossocial da Teoria das Representações Sociais - de Serge Moscovici - com as Pesquisas para a Paz - de Johan Galtung -, o ensaio foi dividido em três momentos: inicialmente, são apresentados os pressupostos sociais, legais e teóricos para o estudo e desenvolvimento processual da Cultura da Paz no contexto pandêmico na educação; seguidamente, é apontado um conjunto de violências intensificadas pela pandemia que hoje remodelam o universo escolar e dificultam o desenvolvimento da Cultura da Paz; por fim, apoiando-nos na Teoria das Representações Sociais, são expostos possíveis caminhos teóricos para o desenvolvimento da Cultura da Paz em nossa conjuntura educacional. Concluiu-se que durante a pandemia o Estado atuou em prol da dilapidação dos direitos sociais e que desenvolver a Cultura da Paz deve passar pela análise das contradições do pensamento social.

Palabras clave : cultura da paz; pandemia; representações sociais; escola; violências.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués | Inglés     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )