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Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

SCHNEIDER, Guilherme Theisen; BERLESE, Denise Bolzan  e  BARBOSA, Débora Nice Ferrari. O uso dos jogos digitais ativos para o desenvolvimento das habilidades motoras de crianças no contexto escolar. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e57219.  Epub 26-Fev-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e57219.

O envolvimento de crianças e adolescentes com JDAs pode contribuir para o movimento e para o desenvolvimento de habilidades motoras. Este trabalho analisa as implicações dos jogos digitais ativos (JDAs) no desenvolvimento das habilidades motoras de crianças no contexto escolar, a partir de um mapeamento sistemático. Realizou-se buscas em 4 bases de dados, encontrou-se 1202 artigos e foram selecionados 22. Como resultado, evidenciou-se que os JDAs contribuem para o desenvolvimento das habilidades motoras de equilíbrio, motricidade fina, motricidade global e espacial e para o aumento dos níveis de atividade física. As interfaces e JDAs utilizados em grande parte dos estudos investigados são Xbox kinect, que propõem atividades de dança. Por fim, os jogos digitais, por dialogarem com a realidade de crianças e adolescentes do século XXI, oportunizam o desenvolvimento de habilidades motoras.

Palavras-chave : habilidades motoras; jogos digitais ativos; jogos digitais; crianças; ensino fundamental.

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