SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21El uso de video juegos activos para el desarrollo de las habilidades motoras de los niños en el contexto escolarCurriculum e interdisciplinariedad en la Amazonia brasileña: índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

VORPAGEL, Fernanda Seidel  y  COUSIN, Cláudia da Silva. Narrativa (auto)biográfica:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e58986.  Epub 26-Feb-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e58986.

Apresenta-se uma escrita reflexiva (auto)biográfica acerca de experiências formativas da professora pesquisadora e educadora ambiental, como estratégia para a interpretação e emergência de sentidos pedagógicos do ser professor(a). Como a escrita (auto)biográfica contribui para a compreensão das experiências fundantes no processo formativo da professora-educadora ambiental? A narrativa está centrada num cenário de Pesquisa-Formação e fundamentada no método fenomenológico-hermenêutico, em atenção às quatro categorias estruturantes para a reflexão do processo de investigação: espacialidade; corporeidade; temporalidade e relacionalidade (Van Manen, 2003). Compreende-se que a experiência pode vir a constituir diferentes signos e significados, atribuídos pela subjetividade do sujeito, de acordo com a circunstancialidade socioambiental do momento vivido.

Palabras clave : (auto)biografia; educação ambiental; experiência vivida; formação de professores; reflexão.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )