SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Homelessness:Narratives about the factors that influence curriculum decisions in the subject of biology author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

RANGEL, Leonardo; TOJA, Noale  and  RODRIGUES, Juliana. Cadeiras disciplinantes e currículos indisciplinados:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59625.  Epub Feb 26, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59625.

A cadeira, como um artefato de distinção de classe, como um dispositivo funcional com implicações na criação da “alma”, como um artefato de disciplinarização dos corpos, está no condicionamento de dominação de um sistema vigilante, doutrinador, torturador e punitivo. Assim sendo, neste artigo, pretendemos trazer a cadeira para o centro e para as margens da conversa acerca dos processos de disciplinarização e controle dos corpos e propomos o deslocamento para “sentirfazerpensar” outros modos curriculares com os cotidianos. É uma conversa de terreiro, chão de terra batida, no pátio da escola, no campo de várzea e onde mais a nossa imaginação nos levar. São saberes compartilhados, em uma roda onde experimentamos o sentar de cócoras; afinal, ninguém sabe o que pode o corpo.

Keywords : cadeiras; modelos disciplinadores; currículos cotidianos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )