SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Las Personas Sin Hogar:Narrativas sobre los factores que influyen en las decisiones curriculares en la asignatura de biología índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

RANGEL, Leonardo; TOJA, Noale  y  RODRIGUES, Juliana. Cadeiras disciplinantes e currículos indisciplinados:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59625.  Epub 26-Feb-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59625.

A cadeira, como um artefato de distinção de classe, como um dispositivo funcional com implicações na criação da “alma”, como um artefato de disciplinarização dos corpos, está no condicionamento de dominação de um sistema vigilante, doutrinador, torturador e punitivo. Assim sendo, neste artigo, pretendemos trazer a cadeira para o centro e para as margens da conversa acerca dos processos de disciplinarização e controle dos corpos e propomos o deslocamento para “sentirfazerpensar” outros modos curriculares com os cotidianos. É uma conversa de terreiro, chão de terra batida, no pátio da escola, no campo de várzea e onde mais a nossa imaginação nos levar. São saberes compartilhados, em uma roda onde experimentamos o sentar de cócoras; afinal, ninguém sabe o que pode o corpo.

Palabras clave : cadeiras; modelos disciplinadores; currículos cotidianos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )