SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Pessoas Sem-Teto:Narrativas sobre os fatores que influenciaram as decisões curriculares na disciplina biologia (1992-2016) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

RANGEL, Leonardo; TOJA, Noale  e  RODRIGUES, Juliana. Cadeiras disciplinantes e currículos indisciplinados:. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59625.  Epub 26-Fev-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59625.

A cadeira, como um artefato de distinção de classe, como um dispositivo funcional com implicações na criação da “alma”, como um artefato de disciplinarização dos corpos, está no condicionamento de dominação de um sistema vigilante, doutrinador, torturador e punitivo. Assim sendo, neste artigo, pretendemos trazer a cadeira para o centro e para as margens da conversa acerca dos processos de disciplinarização e controle dos corpos e propomos o deslocamento para “sentirfazerpensar” outros modos curriculares com os cotidianos. É uma conversa de terreiro, chão de terra batida, no pátio da escola, no campo de várzea e onde mais a nossa imaginação nos levar. São saberes compartilhados, em uma roda onde experimentamos o sentar de cócoras; afinal, ninguém sabe o que pode o corpo.

Palavras-chave : cadeiras; modelos disciplinadores; currículos cotidianos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )