SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Disciplining chairs and undisciplined curricula:Thinkfazernarrating experiences institutes not curriculum of basic education in an indigenous school author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

RODRIGUES, Diego Adaylano Monteiro  and  CARNEIRO, Claudia Christina Bravo e Sá. Narrativas sobre os fatores que influenciaram as decisões curriculares na disciplina biologia (1992-2016). e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59661.  Epub Feb 26, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59661.

O objetivo deste estudo é compreender os fatores que promoveram as mudanças nas decisões e práticas curriculares ao longo da trajetória dos professores de Biologia do Liceu do Ceará, entre 1992 e 2016. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que relaciona fontes documentais e fontes orais, que utiliza entrevistas narrativas com professores de Biologia aposentados. A pesquisa foi subsidiada pela Análise Textual Discursiva (ATD). As decisões curriculares foram construídas com base em recursos didáticos disponíveis, bem como na autonomia do coletivo dessa escola, na inspiração de experiências formativas, na busca por valorização profissional e nos exames de ingresso ao Ensino Superior. Os currículos oficiais foram coadjunvantes, apenas propiciaram a construção burocrática dos planos de ensino e a discussão de novos conceitos no currículo escolar.

Keywords : história do currículo; currículo de biologia; narrativas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )