SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Sillas disciplinantes y currículos indisciplinados:Pensar-hacer-narrar experiencias institucionales en el currículo de educación básica en una escuela indígena índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Revista e-Curriculum

versión On-line ISSN 1809-3876

Resumen

RODRIGUES, Diego Adaylano Monteiro  y  CARNEIRO, Claudia Christina Bravo e Sá. Narrativas sobre os fatores que influenciaram as decisões curriculares na disciplina biologia (1992-2016). e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59661.  Epub 26-Feb-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59661.

O objetivo deste estudo é compreender os fatores que promoveram as mudanças nas decisões e práticas curriculares ao longo da trajetória dos professores de Biologia do Liceu do Ceará, entre 1992 e 2016. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que relaciona fontes documentais e fontes orais, que utiliza entrevistas narrativas com professores de Biologia aposentados. A pesquisa foi subsidiada pela Análise Textual Discursiva (ATD). As decisões curriculares foram construídas com base em recursos didáticos disponíveis, bem como na autonomia do coletivo dessa escola, na inspiração de experiências formativas, na busca por valorização profissional e nos exames de ingresso ao Ensino Superior. Os currículos oficiais foram coadjunvantes, apenas propiciaram a construção burocrática dos planos de ensino e a discussão de novos conceitos no currículo escolar.

Palabras clave : história do currículo; currículo de biologia; narrativas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )