SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Narratives about the factors that influence curriculum decisions in the subject of biologyNarrating research stories and doing research with autobiography author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Revista e-Curriculum

On-line version ISSN 1809-3876

Abstract

MENDONCA, Maria Martinha Barbosa; TRINDADE, Regina Aparecida Correia  and  ARAUJO, Mairce da Silva. Pensarfazernarrar experiências instituintes no currículo da educação básica em uma escola indígena. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59670.  Epub Feb 26, 2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59670.

Este trabalho, de caráter investigativo e dialógico, problematiza a experiência de pensarfazernarrar e a construção de um currículo na educação básica em uma escola indígena no Município de Maricá - Rio de Janeiro, tendo como campo investigativoepistêmico a discussão curricular intercultural crítica e a perspectiva do movimento de reflexão com o cotidiano como um campo de pesquisa, a partir da perspectiva de ações alternativas, antihegemônicas e instituintes. Compreende-se que o respectivo campo curricular em escolas indígenas traz um tensionamento na elaboração de um currículopraticado que de fato possa ser emancipador e libertário para as comunidades escolares indígenas em seu processo educativo.

Keywords : movimentos instituintes; educação básica; educação indígena; currículo.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )