SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Narrativas sobre os fatores que influenciaram as decisões curriculares na disciplina biologia (1992-2016)Narrar histórias de pesquisas e fazer pesquisa com a autobiografia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Revista e-Curriculum

versão On-line ISSN 1809-3876

Resumo

MENDONCA, Maria Martinha Barbosa; TRINDADE, Regina Aparecida Correia  e  ARAUJO, Mairce da Silva. Pensarfazernarrar experiências instituintes no currículo da educação básica em uma escola indígena. e-Curriculum [online]. 2023, vol.21, e59670.  Epub 26-Fev-2024. ISSN 1809-3876.  https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e59670.

Este trabalho, de caráter investigativo e dialógico, problematiza a experiência de pensarfazernarrar e a construção de um currículo na educação básica em uma escola indígena no Município de Maricá - Rio de Janeiro, tendo como campo investigativoepistêmico a discussão curricular intercultural crítica e a perspectiva do movimento de reflexão com o cotidiano como um campo de pesquisa, a partir da perspectiva de ações alternativas, antihegemônicas e instituintes. Compreende-se que o respectivo campo curricular em escolas indígenas traz um tensionamento na elaboração de um currículopraticado que de fato possa ser emancipador e libertário para as comunidades escolares indígenas em seu processo educativo.

Palavras-chave : movimentos instituintes; educação básica; educação indígena; currículo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )